Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Silvano, Lucas Farias |
Orientador(a): |
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/276654
|
Resumo: |
O presente trabalho investiga o processo de prática, memorização e execução do repertório pianístico a partir da teoria da autorregulação (BANDURA, 1997; ZIMMERMAN, 2000). A pesquisa aborda dois estudos de caso sobre a prática instrumental realizada pelo autor deste trabalho para a disciplina de instrumento do curso de doutorado em Práticas Interpretativas ao longo de dois anos em situações contrastantes: em um contexto de pandemia quando as aulas de instrumento foram realizadas de forma remota e durante o retorno das aulas presenciais. Os princípios da autorregulação serviram como norteadores para a organização, execução e reflexão do estudo visando desenvolver comportamentos mais produtivos, alcançar uma prática deliberada e efetiva. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas gravações das sessões de prática nos meses finais de preparação, diários e relatos das apresentações realizadas. Os dados produzidos foram analisados a partir de um viés qualitativo e autorreflexivo visando compreender como as questões comportamentais, sociais, ambientais e pessoais influenciaram na qualidade da prática e das apresentações públicas. O planejamento consciente das ações realizadas exerceu um impacto positivo na organização da prática e na manutenção da motivação. Esse processo ocorreu a partir da estipulação de metas de forma hierárquica e progressiva até a realização das apresentações finais. A prática do repertório envolveu a exploração de novas estratégias de estudo e foi favorecida pelo feedback provindo das gravações das sessões de prática. Aspectos sociais e ambientais exerceram uma grande influência na qualidade do estudo e foram alterados de forma positiva durante o retorno das aulas presenciais. No decorrer do trabalho foi observado que buscar locais e instrumentos adequados, bem como estar envolvido ativamente em um meio social e cultural são aspectos fundamentais para a evolução técnica e manutenção da motivação. As diversas experiências vivenciadas ao longo das apresentações evidenciaram o caráter imprevisível da performance e a necessidade de estar preparado através de uma memorização sólida; controle dos pensamentos e dos afetos; bem como determinação e constância na prática. |