Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Mertins, Marcelo |
Orientador(a): |
Marocco, Ines Alcaraz |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/194661
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Resumo: |
Insônia: O Ator e o Castelo de Cartas caracteriza-se como memorial descritivo da pesquisa empírica que se enquadra no campo de estudo dos processos de criação cênica. A pesquisa investigou possibilidades de criação tendo como ponto de partida o corpo do ator atravessado pelo imaginário do Tarô de Marselha. Explora o uso das imagens do baralho como dispositivos de composição em um espetáculo teatral, buscando a potência arquetípica das figuras em cenas que mesclam fisicalidade e tecnologia, fazendo uso das cartas como veículo para uma reflexão de autoconhecimento para propor uma dramaturgia. Investigou-se princípios criativos inspirados nessas imagens, assim como os temas relacionados a essa articulação, suas origens e desdobramentos. Desenvolveu-se a criação de um espetáculo chamado Insônia, realizado em parceria com outro colega do mesmo programa de mestrado que estabelece a função de diretor. O eixo dramatúrgico propõe um solo, onde um sujeito, a partir de uma experiência de insônia, se problematiza no mundo e vive uma espécie de limbo entre a lucidez e a loucura. Esse sujeito se autorretrata virtualmente e explora os limites da linguagem cênica tradicional, compondo uma teia a partir da imagem física e virtual, atravessando realidade e ficção em uma experimentação onírica. |