Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Soares, Nayane Nogueira |
Orientador(a): |
Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/246500
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Resumo: |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar como pianistas em nível de pósgraduação compreendem, explicam e produzem diferentes timbres no piano em obras dos séculos XX e XXI. Para tal, primeiramente, foi apresentada a noção de timbre tanto pela perspectiva de teóricos acústicos quanto pela perspectiva de músicos, pianistas e pedagogos. A investigação também se fundamentou em conceitos da linguística cognitiva, especialmente a tese de Lakoff e Johson (2003) sobre pensamento metafórico, tendo em vista a ampla utilização de um vocabulário calcado em metáforas nos relatos dos participantes. Dois estudos foram delineados. O primeiro contou com a participação de dois pianistas executando um mesmo trecho da obra Vers la flamme de A. Scriabin (c. 1-40), que contém o termo descritivo “sombre”. Neste estudo, um dos participantes já havia estudado a obra no ano anterior à coleta, enquanto que o outro participante aprendeu e executou esses quarenta compassos no momento da coleta. Após uma análise preliminar dos dados coletados, foi levantada a hipótese de que o processo de maturação de uma obra requer tempo e reflexão sobre a prática, e que a produção de timbres está diretamente relacionada ao domínio do pianista sobre o que está sendo executado. Portanto, foram realizados alguns ajustes nos critérios da composição da amostra para o segundo estudo que contou com a participação de três pianistas pós-graduandos. Assim, no momento da coleta, os três participantes se encontravam em fase final de preparação de recitais e, com um tempo mais longo de contato e estudo das obras, demostravam maior competência e domínio do repertório selecionado. Para concluir, os dados indicam que a percepção e a manipulação de timbre no piano nos dois estudos estão intimamente ligadas aos aspectos estruturais da composição, aos parâmetros de performance, às ações corporais e ao pensamento metafórico. Timbre foi identificado como identidade particular de um som, mas também como individualidade de um compositor, de uma obra ou de um performer. A produção de timbres no instrumento foi identificada também como resultado combinado de múltiplos parâmetros de performance, bem como pensamento metafórico e realização de diferentes toques pianísticos e gestos corporais. |