A presença das tradições africanas nas musicalidades americanas: o jazz como afirmação da cultura afro-americana nos Estados Unidos da América

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Kasteckas, Felipe Amorim
Orientador(a): Ramos, Rosangela Patriota
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38258
Resumo: Este trabalho parte de uma análise histórico cultural de caráter interdisciplinar sobre a elaboração musical nos Estados Unidos da América. Partindo de uma pesquisa bibliográfica aborda, primeiramente, alguns conceitos musicais oriundos da África Ocidental que, ao aportarem em território americano e por meio de um processo de hibridismo com a cultura do colonizador, estabeleceram novas representações, consolidando a tradição musical estadunidense. Ao reconhecer o jazz como produto desse processo, esta pesquisa também busca apontar como, por meio de suas diferentes fases, esse gênero musical se estruturou a ponto de se constituir como elemento de afirmação cultural do afro-americano no país, angariando ascensão social aos seus praticantes e, concomitantemente, servindo como elemento de distinção social ao seu público consumidor. Para isso, fez-se uso de alguns conceitos teóricos de Nestor Garcia Canclini, Mikhail Bakhtin, Howard S. Becker e Pierre Bourdieu, capazes de elucidar o processo de consolidação da música no país e, também, apontar os diferentes significados do jazz perante a sociedade estadunidense em seu primeiro meio século de existência.