Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Pires, Ricardo Annanias |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-24112009-161055/
|
Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo estudar as peculiaridades da tradição oral africana e suas influências na criação do jazz. Os africanos, sendo um povo onde sua cultura tem como principal característica enfatizar o emprego da oralidade na transmissão do conhecimento, o faz de forma muito distinta aos padrões culturais europeus. Sob a ótica do povo africano, a palavra expressa de forma oral possui um grande valor, sendo atribuído à mesma, um nível de relevância tamanho que chega a ser vista como um elemento místico capaz de criar ou até mesmo destruir. Os africanos, presentes em solo americano, pela imposição da escravidão, fundiram seus elementos culturais à cultura européia, dando luz uma nova concepção musical, o jazz. O jazz desde sua criação até os dias atuais, passou e passa por diversas transformações. Estas transformações, mesmo que de forma implícita, contribuem para que o jazz esteja presente nas mais diversas manifestações culturais. O jazz não pode ser considerado apenas um gênero musical de origem americana. O jazz está presente em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, onde se torna renovado devido à riqueza e diversidade cultural deste país. |