Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes para a Companhia de Annuncios em Bonds (décadas de 1930 a 1950)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Gaudêncio Junior, Norberto lattes
Orientador(a): Rizolli, Marcos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24684
Resumo: O presente trabalho propõe o resgate histórico da produção e dos procedimentos operacionais do Atelier Mirga, liderado pelo artista polonês Henrique Mirgalowski e responsável pela criação dos cartazes veiculados pela Companhia de Annuncios em Bonds paulistana. Contextualiza o cartaz de bonde em uma cidade em intensa transformação como São Paulo na primeira metade do século XX. Investiga como o cartaz de bonde, com sua ambiência e especificidades, inseriu-se em uma modernidade que não pode ser entendida fora do contexto urbano. Resgata os anos de formação de Henrique Mirgalowski antes de desembarcar no Brasil e tornar-se um dos pioneiros do moderno cartaz brasileiro. Coloca as artes plásticas em diálogo com o desenho publicitário do período, analisando a distinção hierárquica entre artes maiores e menores . Dedica-se à formação do profissional de publicidade e do design brasileiro anterior à década de 1950, destacando o papel educacional e o pioneirismo de Henrique Mirgalowski e seu ateliê. Investiga como os modelos estrangeiros influenciaram a produção do Atelier Mirga. Demonstra como a formação dos profissionais e as influências presentes no Atelier Mirga constituem exemplos de uma rica e variada tradição da cultura projetiva brasileira em publicidade e design, desapegada de ideologias e de qualquer homogeneização visual