Almir Mavignier: do projeto construtivo brasileiro aos cartazes aditivos (1986-1999) – uma abordagem geométrica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Santos, Marko Alexandre Lisboa dos [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/140297
Resumo: Esta pesquisa investiga as relações entre o design e a arte tomando o processo de criação de cartazes como eixo de observação dessas relações. O período estudado compreende o Projeto Construtivo Brasileiro, mais especificamente a produção artística de Almir Mavignier e sua posterior atuação como designer gráfico. A pesquisa observa a produção em arte de Mavignier para que a partir dela, se analisem os caminhos por ele traçados de modo que se entendam os fatores que o levaram a alcançar a mensagem e a forma gráfica atual com que o mesmo trabalha. As relações estabelecidas com a atualidade se valem da produção de cartazes na sua fase pós-concretista até o presente, que o artista realiza na Alemanha, aonde reside e estabelece um ateliê/estúdio. Além disso, é realizado um comparativo entre os cartazes aditivos de Almir Mavignier e uma produção contemporânea dos cartazes finalistas do concurso do Museu da Casa Brasileira a fim de averiguar indícios de similitudes entre ambas produções. Como resultados, apresentamos uma série de análises gráficas realizadas sobre dez objetos gráficos, que possibilitarão responder às questões formuladas como tese.