Guerra do spray: política, poesia, transgressão, arte e establishment: a relação entre o grafite e São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Reis, César Fuentes Molina dos lattes
Orientador(a): Stori, Norberto lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25061
Resumo: Esta dissertação analisa a relação do Grafite e seu viés político, poético, transgressor, artístico e mercadológico ao longo de 50 anos, desde as manifestações nacionais e internacionais da década de 60, com a cidade de São Paulo. A partir de pesquisas bibliográficas e entrevistas com artistas grafiteiros, explorou algumas das diferentes vertentes conceituais e artísticas que fizeram e fazem parte do Grafite e Street Art, além dos recentes conflitos ideológicos envolvendo seus produtores. Aborda a influência política de movimentos sociais internacionais e nacionais que criaram um ambiente propício para o surgimento de manifestações transgressoras como as Pichações Políticas, Poéticas e o Pixo com seu caráter anárquico. Apresenta também a estética americana do Hip Hop na cultura do Grafite paulistano, o surgimento de novos conceitos e uma grande pluralidade nas formas e estilos da Street Art e consequente crise ideológica envolvendo os pixadores, grafiteiros (ou muralistas) tal qual sua relação com o setor público e privado. Pesquisou a história do Grafite Artístico paulista que teve como seu principal idealista Alex Vallauri que buscava uma arte mais democrática, muito rica em referências modernistas e contemporâneas. Além do legado conceitual de Vallauri ao qual ainda se aplica nos Grafites e Murais feitos na atualidade pela cidade, expõe-se uma breve relação da arte moderna e contemporânea e sua associação com o Establishment para analisar a migração da estética do Grafite para as galerias e museus, tal qual sua relação promissora com o mercado da arte.