Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Miranda , Caio Vitor Marques |
Orientador(a): |
Trevisan , Ana Lúcia |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33922
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Resumo: |
A literatura latino-americana é permeada por narrativas que exploram o limite histórico e o imaginário, criando um viés singular cujas manifestações se tornam um mecanismo para retratar distintos problemas sociais. Tal proposição estética e temática não se restringe a um tempo específico e tem insistentemente se sedimentado na produção literária contemporânea. Nesse sentido, a presente tese tem por escopo mapear as publicações de autoras contemporâneas de editoras de selos independentes que produzam textos marcados pelas perspectivas do gênero fantástico, num recorte temporal que vai de 2015 a 2021. Para isso, recorre-se a uma revisão bibliográfica para explorar o conceito do fantástico, de forma cronológica, a partir dos estudos de Todorov (1970) com as mais contemporâneas, como Roas (2012), evidenciando o diálogo existente. Posteriormente, contextualiza-se a produção literária de autoria feminina, discutindo sua invisibilidade, em comparação com a tradição de uma produção masculina, examinando-se, assim, como se modula hoje o sistema literário (CANDIDO, 1970) e a legitimação dos escritores (BOURDIEU, 1983). Apresenta-se, então, um mapeamento crítico sobre as autoras brasileiras que mobilizam temáticas e estéticas vinculadas ao fantástico e, também, sobre as autoras do universo hispano-americano, presentes em antologias organizadas por Teresa López-Pellisa e Ricard Ruiz Garzón (2019), e Ana Gallego Cuiñas (2019), e os títulos elencados a partir da pesquisa de campo realizada na Feira Internacional de Buenos Aires (2023). Por fim, propõe-se o diálogo entre a teoria discutida sobre o fantástico, a temática e o corpus deste estudo, traçando, de tal forma, a relação entre as escritoras hispano-americanas e as brasileiras, analisando como se dá a materialização do fantástico do séc. XXI. |