Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Maria Clarice Lima
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Orientador(a): |
Contier, Arnaldo Daraya
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24927
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Resumo: |
O presente trabalho centraliza a prática política de Giuseppe Verdi e a análise das vozes femininas em sua ópera romântica Aída. Através da música e de sua exemplar conduta cívica, o compositor nacionalista expressou suas opiniões políticas com suas óperas. Desse modo transformou-se em símbolo do processo de conquista da independência e da unidade nacional, período conhecido como Risorgimento, movimento na história italiana que buscou entre 1815 e 1870 unificar o país. Composta na maturidade, Aída (1871) reflete dois aspectos cruciais de sua carreira: o tema político e a preocupação com o homem dentro da sociedade. Sua contribuição para o desenvolvimento da ópera romântica italiana trouxe importantes inovações em duas vertentes: a) na evolução do drama, onde encontramos a solução ideal entre texto e música, a palavra cênica, ocorrida na virada do século XIX para o XX e b) na tipologia vocal no final do Romantismo a especificidade que Verdi concedeu aos registros vocais de suas personagens no período, a ponto de chamarmos mais particularmente como evolução das vozes verdianas. Como referência histórica de Aída e seu período de composição - da encomenda à estréia no Cairo e Milão - nossa pesquisa busca o relato das correspondências entre Verdi e seus amigos e sua co-participação no libreto com Antonio Ghislanzoni. Com relação às vozes femininas, investigamos o detalhamento dos registros vocais em Verdi e particularidades da linha vocal das personagens Aída (soprano) e Amneris (mezzo-soprano) apresentando numa análise descritiva os trechos musicais em estudo de acordo com evolução do drama. |