Entre Jesus e Barrabás: as representações de Maria Madalena em Saramago e em Torero e Pimenta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Wellington de Assis lattes
Orientador(a): Bridi, Marlise Vaz lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25311
Resumo: Os romances O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago e O Evangelho de Barrabás, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta travam um diálogo com o texto bíblico, sendo paródia dos evangelhos canônicos. O presente estudo visa analisar as personagens Maria de Magdala e Maria Magdalena, respectivamente, almejando verificar em que sentido elas se aproximam e, ao mesmo tempo, se distanciam da figura da Madalena bíblica e o que há de semelhante e diferente entre elas. Para tal, parte dos estudos de Literatura Comparada, mais precisamente, da teoria do dialogismo bakhtiniano. Ademais, adentra em questões de identidades múltiplas e de gênero para verificar em que sentido o masculino e o feminino convivem e se complementam e de como o deslocamento das identidades auxilia no processo de construção do sujeito, no que tange à autoconsciência que as personagens dão umas às outras através do contato com o outro.