Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Silva, Emerson Correia da [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/104834
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Resumo: |
A presente tese de doutorado objetiva analisar as apropriações e representações do médico e psicólogo suíço Édouard Claparède no Brasil a partir dos seus livros publicados entre os anos de 1928 a 1973. Como objetivos específicos, buscamos compreender a circulação de suas obras promovidas por diferentes grupos editoriais e analisar as inclusões - principalmente as modificações editoriais - feitas por brasileiros. Pra alcançar tais objetivos analisamos as obras do autor suíço - entremeadas por cartas, textos e documentos - com fins ao entendimento dos modos como Claparède foi, nos termos de Certeau, apropriado pelos editores brasileiros, analisando assim, a maneira como ele foi absorvido e como seus textos foram colocados no mercado. Partindo da pespectiva da circulação de saberes no campo da educação, tomamos, inicialmente, Claparède a partir da ideia de estrangeiro indígena e das ritualizações editoriais para a tradução e publicação de seus textos. Seus tradutores realizaram um processo de naturalização do autor estrangeiro. Assim defendemos a ideia de que a constituição da imagem de Claparède foi mediada por diferentes amalgamações de rituais feitos por Lourenço Filho, Damasco Penna e Helena Antipoff |