Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Silva, Jacicarla Souza da [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/103647
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Resumo: |
Latina é enfatizar a produção das mulheres inseridas nesse contexto, atentando para a importância de olhar as particularidades existentes na produção de autoria feminina latino-americana. Ana Pizarro (2004, p.168) chama a atenção para o discurso e o perfil de alguns grupos de escritoras que, nas primeiras décadas do século XX, estabelecem uma rede de contatos tanto intelectuais (leituras, diálogos) quanto pessoais. Isto acaba favorecendo uma postura de reflexão acerca da própria condição a que elas estavam circunscritas, é o que a autora denomina de «invisible college». Com base nesse conceito, a presente pesquisa visa a analisar a atuação de Cecília Meireles (1901-1964), Gabriela Mistral (1889-1957) e Victoria Ocampo (1890-1979) dentro do cenário cultural e literário latino-americano, mostrando, assim, a articulação desse (in)visible college existente entre Brasil, Chile e Argentina. A partir das cartas entre Gabriela Mistral e Ocampo, bem como entre Mistral e Cecília, pretende-se discutir o diálogo estabelecido entre elas em torno da concepção de “americanidade”, tendo como subsidio as próprias produções ensaística e literária das autoras, como também as correspondências que elas trocaram com o escritor mexicano Alfonso Reyes (1889-1959). Assim, pensa-se em discutir até que ponto a postura intelectual dessas mulheres compactua com as suas respectivas atividades literárias |