Discalculando: jogo digital para dificuldade de aprendizagem na matemática - discalculia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Martuchi, Marcos Antônio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/243299
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados no final dos anos 90 pela Secretaria de Educação do Ensino Fundamental do Ministério da Educação e do Desporto apresentaram uma proposta de reorientação curricular para as instituições de ensino, buscando um enfoque reflexivo sobre a prática pedagógica e a formação do cidadão como um todo, tornando relevante discussões sobre igualdade de direitos, discriminação, solidariedade, respeito e dignidade do ser humano. Neste contexto, a realização de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras podem ser utilizadas como estratégia para auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Quando utilizadas com planejamento adequado tornam-se pedagógicas, visto serem marcadas por várias etapas, que efetivamente permitem acompanhar o progresso dos alunos. Em relação ao ensino de matemática é importante ressaltar que as dificuldades de assimilação precisam ser analisadas e acompanhadas atentamente, visto em alguns casos se tratar de transtornos de aprendizagem. Dificuldades matemáticas associadas às dificuldades de aprendizagem nem sempre apresentam explicações pedagógicas precisas, muitas vezes são atribuídos rótulos: o aluno não possui pré-requisito, não tem habilidade, tem dificuldade em compreender conceitos básicos, dentre outros. Mas, nem sempre essas são as causas do fracasso no aprendizado de matemática, a razão pode ser um transtorno de aprendizagem chamado discalculia. Desse modo, tendo em vista o contexto apresentado, e pautando-se numa prática pedagógica baseada em metodologia interativa e que acredita no potencial dos jogos digitais para incentivar o aprendizado matemático, optou-se para elaboração deste trabalho pela metodologia de Design Thinking, bem como a criação de um grupo de iniciação científica, apresentando como resultado o jogo digital Discalculando, que se mostra como uma possibilidade de construção do conhecimento no âmbito educacional.