Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Guerra, Manoelle Gabrielle [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/154342
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Resumo: |
Este trabalho tem por objetivo problematizar a representação de Manaus no primeiro romance de Milton Hatoum, Relato de um certo Oriente, publicado em 1989, e em seu conjunto de crônicas Um solitário à espreita, lançado em 2013, observando de que forma o espaço da cidade está atrelado a uma memória individual dos sujeitos que a narram, e a uma possível memória coletiva, que diz respeito aos diferentes habitantes que a ocupam. A hipótese que fundamenta esta discussão é a de que o espaço da cidade é representado na obra do autor por meio de diferentes vozes, cada uma atrelada a determinadas esferas sociais, delimitando, a cada narrativa, traços urbanos que fazem parte de um quadro maior, por meio do qual é possível recuperar a história de Manaus, seus processos de modernização, e também a composição de sua população. Nesse contexto, o conjunto de crônicas possibilitou uma análise que se ateve ao modo como esse processo de transformação do espaço urbano ocorreu, delimitando por meio dos passos das diferentes personagens um trajeto pelas ruas da cidade. Evidenciam-se, nessa primeira etapa, as glórias e derrocadas de uma capital cuja modernização afetou muito seus habitantes, e estabelece-se, assim, uma crítica ao desenvolvimentismo. Em um segundo momento, a análise de Relato de um certo Oriente proporciona a entrada em uma nova face da história de Manaus, atrelada aos processos migratórios. A narrativa ancorada no seio de uma família libanesa delimita no universo da casa uma contraposição ao espaço da cidade, gerando dois mundos com hábitos e vivências conflitantes. Tem-se, assim, a memória de um dos grupos sociais que compõem a população manauara, e a representação de seus espaços privados proporciona à discussão inicial a possibilidade de entrever a relação das diversas comunidades que se estabeleceram na cidade com o espaço que ocupam. A comparação entre o modo de representação demarcado por cada conjunto narrativo se dá por meio das identidades que se constituem nesses espaços e de que forma a cidade se constrói a partir dessas esferas sociais que a habitam. |