Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Watanabe, Edna Atsué [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/237184
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Resumo: |
A tese se debruça sobre as referências artísticas e teóricas que integram a formulação do projeto poético do grupo Noigandres, no período de 1952 a 1967. Tais referências foram apreendidas pelos fundadores do grupo – Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos – e, num processo “antropofágico” e de radicalização, resultaram na poética dos poemas-críticos e na prática da poesia experimental, ou seja, na Poesia Concreta. A tese também buscou o estabelecimento de um diálogo entre as referências artísticas e teóricas que permearam a produção crítica e poética do grupo Noigandres e as publicações dos jovens poetas paulistas que se encontram nas revistas Noigandres (1952-1962), Invenção: revista de arte de vanguarda (1962-1967) e Teoria da Poesia Concreta (1965), onde foram compilados os principais artigos e ensaios crítico-teóricos do projeto poético que resultou no Movimento Internacional da Poesia Concreta. |