Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Fernandes Júnior, Antônio [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/102399
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Resumo: |
Este trabalho destina-se ao estudo dos procedimentos de escritura e autoria na produção poética de Arnaldo Antunes, cuja poesia, configura-se como um espaço de confluência de diferentes linguagens (visual, sonora, verbal) e formas de veiculação (livro, vídeo, CD, corpo), elementos desencadeadores de sua linguagem poético-musical. Na obra desse poeta, a prática de escritura não se limita somente a citações de outros textos (externos), mas também de movimentos internos à própria obra, por meio de citações, deslocamentos e apropriações que o poeta efetua para a composição de outro texto. Da fusão entre o verbal, o visual e o sonoro, bem como das desconstruções da palavra e do verso realizadas, merece destaque os movimentos intertextuais efetuados dentro de sua própria obra. A alternância de suporte (livro, vídeo ou encarte de CD) permite obter diferentes efeitos de sentido de um mesmo poema, pois, além da diferença do suporte, existem as modificações realizadas na materialidade do texto. Nesse deslocamento interno, há alterações da disposição gráfica dos poemas, permitindo ao texto re-significar ao mudar de contexto (suporte). Para a estruturação deste trabalho, dividimo-lo em quatro etapas: análise dos textos de Antunes com base na noção de devir-criança, concebida por Gilles Deleuze; apresentação teórica do conceito de suporte, a partir de Roger Chartier, e sua aplicabilidade para a leitura dos poemas e canções do referido autor; discussão do conceito de subjetividade, desenvolvido por Michel Foucault, com o objetivo de perceber as metamorfoses do sujeito na poesia de Antunes; por último, tratamos das questões de autoria e escritura, que, de alguma maneira envolvem os tópicos anteriores, como tentativa de empreender um outro gesto de leitura da/na poética de Antunes. Portanto, neste estudo... |