Artes do encontro em ET Eu Tu, de Arnaldo Antunes e Marcia Xavier

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Miola, Gabriela Canale
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-08052014-115156/
Resumo: Esta tese propõe-se a descrever as aproximações entre texto literário e a fotografia centrando sua análise na obra ET Eu Tu, de Arnaldo Antunes em Marcia Xavier. Inicia-se apontando a presença maciça da imagem visual na experiência da contemporaneidade e suas relações com a criação literária. Para a compreensão da presença hiperbólica da imagem na contemporaneidade faz-se uma descrição do início da criação da imagem técnica: a fotografia. Ela é descrita em seu contexto de criação, na novidade que introduz na experiência do universo das imagens e nas suas especificidades técnicas. A partir da descrição da história e das inovações provocadas pela fotografia, sugere-se que a literatura é um espaço privilegiado para se perceber como as subjetividades foram tocadas por esta imagem técnica e quanto se transformou ao tê-la como tema, objeto, paradigma ou reflexão. Empreende-se um breve resgate de nomenclaturas que têm sido empregadas para abordar as criações que comportam literatura e fotografia. A partir delas são investigadas as especificidades da fotopoesia e algumas possibilidades de leitura. Parte-se para a descrição dos procedimentos que articulam o campo verbal e o imagético em ET Eu Tu. São descritos alguns procedimentos de formulação de sentido específicos da fotopoesia. A obra é analisada como um projeto poético em que palavra e imagem são empregadas com recursos próximos à montagem cinematográfica. Por fim há uma reflexão sobre a obra de maneira a tentar dar conta de seu mote central a alteridade. A tese também contém uma parte de criação em fotopoesia intitulada Carolina. Nela aplicam-se alguns pressupostos da arte-educação na pesquisa da Literatura Comparada ao propor a criação como possibilidade de pesquisa de doutoramento na área. Carolina apresenta uma narrativa elaborada a partir de poemas em prosa, fotografias e design em que o leitor é convidado a percorrer os encontros de uma relação entre fotógrafo e fotografada. Criado em parceria com o artista Giuliano Lucas e a designer Juliana Colli, Carolina é um fotolivro sobre a alteridade, a visão e a leitura.