Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Silva, Thais Oliveira da [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/153253
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Resumo: |
Este estudo, fundamentado no referencial da Epistemologia Genética, teve por objetivo geral verificar os efeitos de uma intervenção pedagógica, pautada em princípios construtivistas, realizada por meio de oficinas de jogos de regras para alunos com queixas de dificuldades de aprendizagem em contexto de sala de aula. Foram participantes do trabalho 19 alunos, com idades entre 7 e 8 anos, de dois 2ºs anos do Ensino Fundamental de escolas diferentes e uma professora. Os alunos foram divididos em dois grupos: 10 alunos pertencentes ao grupo experimental e 9 alunos pertencentes ao grupo controle; a professora participante foi a regente da sala do grupo experimental. Os procedimentos utilizados no desenvolvimento desta investigação foram delimitados pela proposta da pesquisa-ação que contempla três fases: a primeira fase compreende a fase exploratória, com a duração de 29 horas, cujo objetivo consistiu em avaliar a construção das estruturas infralógicas (tempo, espaço e causalidade), as estruturas lógico-matemáticas (conservação, seriação e inclusão), a hipótese de escrita e a construção de narrativa dos participantes. Nessa fase, ainda, a professora participou de uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas ao processo de desenvolvimento e à aprendizagem. Na fase de ação, a professora regente e os alunos do grupo experimental participaram de uma intervenção pautada em princípios construtivistas: a) com a professora foram realizados encontros semanais para estudo sobre o referencial que fundamentou nossa proposta de intervenção e para planejar as oficinas realizadas em sala de aula, para tanto, foram necessárias 18 horas em reuniões entre professora e pesquisadora, b) os alunos foram submetidos a uma intervenção pedagógica realizada na forma de oficinas de jogos de regras, desenvolvida durante o segundo semestre de 2016, contemplando 36 horas de oficinas. Na última fase, de avaliação, foram reaplicados os instrumentos da fase exploratória nos grupos experimental e controle com o objetivo de verificar os efeitos da intervenção junto aos alunos, bem como avaliar a visão da professora sobre alguns aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem, para esta fase foram necessárias 29 horas. Desta forma, as três fases desta pesquisa compreenderam o total de 112 horas de trabalho direto com alunos e professora. Os dados foram analisados segundo as características específicas de cada instrumento, a saber: para avaliação das estruturas lógicas e infralógicas foram utilizadas provas operatórias que avaliam níveis do desenvolvimento cognitivo, a escrita foi avaliada conforme a hipótese de escrita produzida a partir de um ditado de palavras e frases, a narrativa foi qualificada de acordo com a relação antecedente e consequente ao narrar uma produção de texto espontâneo, a entrevista semiestruturada foi submetida à análise qualitativa. Os resultados mostraram que houve melhora, por parte dos alunos do grupo experimental, na construção das estruturas infralógicas, lógico-matemáticas, na hipótese de escrita e na construção da narrativa após a intervenção, sendo observado que o mesmo não ocorreu com os participantes do grupo controle. A professora demonstrou avanços positivos no que se refere à tomada de consciência sobre a própria prática e sua contribuição diante do processo de aprendizagem, sobretudo em relação aos alunos que apresentam queixas de dificuldades. Esperamos que este estudo possa contribuir com a prática pedagógica, levando o professor a compreender a importância da constante reflexão sobre suas ações e intervenções, bem como perceber os jogos como um excelente recurso para a aprendizagem. |