Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Marques, Ana Carolina dos Santos [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/204879
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Resumo: |
Esta dissertação objetiva compreender as espacialidades instituídas pelas jovens mulheres negras em seu processo de afirmação e negociação identitária na e por meio da cultura Hip Hop em Londrina (PR). O Hip Hop é entendido como uma cultura juvenil negra que possibilita que as jovens se afirmem e se expressem, entretanto, é constituído predominantemente por homens e no seu interior ainda são disseminadas ideias e ações discriminatórias contra as mulheres. Assim, torna-se relevante interpretar a negociação que as jovens realizam nos espaços da cultura, assim como quais espaços passam a ocupar a partir de sua adesão ao Hip Hop. Conceitos como interseccionalidade, espaço geográfico, raça, gênero, sexualidade, juventude, culturas juvenis e feminismo negro são discutidos nesta pesquisa. Para o cumprimento dos objetivos, a dissertação possui aportes das Geografias Cultural e Feministas, e do pensamento decolonial. Dentre as metodologias adotadas estão trabalhos de campo, entrevistas semiestruturadas com cinco jovens negras hip hoppers, etnografia virtual e relief maps. Concluímos que o encontro com a cultura Hip Hop amplia as experiências de espaço das jovens mulheres negras, além disso, elas tensionam a hegemonia masculina da cultura, tornam os espaços do Hip Hop e da cidade mais democráticos e transformam a própria cultura, construindo um Hip Hop feminista em Londrina. |