Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Araújo, Heloísa Ferreira de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/244753
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Resumo: |
Esta pesquisa é um estudo da obra Bom dia, tristeza, da escritora francesa Françoise Sagan, a partir de ferramentas críticas da teoria da recepção de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser e de reflexões sobre o texto literário no cenário da literatura contemporânea do século XX, a partir do conceito Bildungsroman feminino contemporâneo. Ainda, para complementar essa discussão, servirmo-nos das obras autobiográficas da autora, Minhas melhores lembranças (1990); E toda a minha melhor simpatia (1995), além da obra Françoise Sagan, de Jean-Claude Lamy (1991). Tomando como norte os pressupostos da historiografia literária, das teorias e críticas da narrativa, realizamos uma leitura histórico-literária da obra, analisamos o conceito de recepção estética com base nos preceitos de Jauss e Iser e refletimos acerca desse romance de formação. Assim, trabalhamos sua recepção histórica, dialogando com o passado e incluindo uma perspectiva atual, tanto nos campos sociais-históricos, quanto por uma perspectiva feminista, esperando auxiliar, inclusive, com a ressignificação da escritora na literatura contemporânea do século XX. Partimos da hipótese de que a recepção crítica de Bom dia, tristeza, no Brasil, é reveladora do sistema que a acolheu, afinal está configurada pelas tendências do contexto literário no qual foi inserida. Debateremos, inclusive, a importância da obra para a construção de novos modelos de pensamento sobre a literatura contemporânea. Com esta dissertação, esperamos contribuir tanto com a ampliação dos estudos sobre a obra de Françoise Sagan no Brasil, como como entendimento de sua recepção histórica articulada às Teorias e Críticas da Narrativa. Esperamos, ainda, contribuir para o debate sobre a importância da obra na literatura contemporânea e sobre a sua posição dentro da crítica feminista e da estética da recepção. |