Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Azevedo, Daniel Alves [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/151903
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Resumo: |
O desenvolvimento cultural em São Paulo durante os anos 1920 trouxe para a sociedade paulistana um frutífero contato com artistas e intelectuais que buscavam novos horizontes para a arte nacional. A partir da Semana de Arte Moderna em 1922, a linguagem modernista ganhou espaço no cenário cultural brasileiro, chegando à década de 1930 com vitalidade para um rico diálogo sociocultural. Esta dissertação teve por intenção investigar a atuação do modernista Flávio de Carvalho (1899-1973) durante esse período, buscando identificar a sua centralidade e relevância para o desenvolvimento do modernismo em São Paulo. Para alcançar esse fim, procuramos mapear os principais espaços de atuação promovidos por Flávio, o seu posicionamento intelectual em prol do desenvolvimento da arte moderna no país e as suas polêmicas experiências e intervenções artísticas com a sociedade da época. Nossas análises buscaram refletir sobre o impacto de suas ações e como sua produção intelectual se difundiu socialmente. Suas iniciativas culturais, em destaque pela imprensa periódica dos anos 1930, também foram avaliadas com o objetivo de compreender a recepção de ideias e da estética modernista debatida com outros artistas e intelectuais. O objetivo principal do estudo foi o de analisar historicamente a relevância cultural de Flávio para a cidade paulistana e a sua consequente importância para a história do movimento modernista brasileiro. |