Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Guedes, Denise Guimarães [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/257035
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Resumo: |
Esta tese de doutorado se propõe a refletir sobre o humanismo presente na obra da fotógrafa brasileira Elza Lima, a partir de elementos que dialogam com a fotografia humanista produzida na França, nas décadas de 1930 a 1950. Popularizada principalmente através das revistas ilustradas, a fotografia humanista marca uma fase do fotojornalismo em que o ser humano passou a dominar o centro de interesse das temáticas. A vertente francesa, por sua vez, alçou um novo patamar na fotografia jornalística, cujo estilo passou a ser desenvolvido muito mais como resultado de um processo, próprio da fotografia documental, e não apenas como o registro de um fato jornalístico. Nesse sentido, esta investigação compreende que alguns dos elementos da fotografia humanista francesa estão presentes nas obras de Elza Lima de maneira peculiar, favorecendo uma conexão entre ambas. Esta tese pretende, como objetivo geral, elaborar uma percepção original das fotografias de Elza Lima a partir da fotografia humanista francesa e, como objetivos específicos, encontrar os pontos de convergência entre as obras de Elza Lima e a fotografia humanista francesa; contribuir com os estudos sobre a fotografia documental brasileira de viés humanista, no âmbito da área da Comunicação, e contribuir com as pesquisas acadêmicas sobre mulheres fotojornalistas brasileiras. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvido um diagrama, concebido a partir dos conceitos apresentados nos mapas cognitivos de Martín-Barbero e utilizado como metodologia de análise de imagens. A ferramenta considera múltiplos aspectos relacionados ao fazer fotográfico a fim de valorizar, na prática da leitura visual, não apenas características técnicas mas, principalmente, o processo fotográfico e a reflexão sobre aspectos subjetivos que ajudam a compor a imagem fotográfica. A associação entre as imagens francesas e de Elza Lima é também inspirada nas leituras dinâmicas propostas por Geoff Dyer, para quem uma tradição sempre se perpetua nas imagens e se manifesta de maneira recorrente. A tese conclui que há elementos da fotografia humanista francesa presentes no trabalho de Elza Lima e que ajudam a constituir a identidade de suas fotografias, originando uma das faces da fotografia humanista brasileira. |