Os destroços de uma juventude delinquente: David Bowie e o rock da década de 1970

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Gomes, José Cesar Fernandes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251104
http://lattes.cnpq.br/3821443036752530
https://orcid.org/0000-0003-3919-823X
Resumo: Em maio de 1972, o artista David Bowie gravou a música “All The Young Dudes” com a banda Mott the Hoople. Na narrativa da canção, o músico descreve personagens em um contexto de completo desamparo, tocando em temas como suicídio e descrevendo como aquela sociedade conservadora enxergava a geração pós-verão do amor, chamando-a de “destroços de uma juventude delinquente”. O presente projeto pretende observar quais transformações o rock apresentou na medida em que a contracultura se enfraqueceu, dado que o rock e público possuiam uma relação dialética e entendemos que a música popular carrega a contradição de ser ao mesmo tempo ruptura e permanência. Assim, a discussão é feita a partir da análise dos discos de David Bowie lançados entre 1970 e 1972, considerando os aspectos de montagem e produção em sua experimentação sonora e o diálogo com as práticas musicais contemporâneas a seus lançamentos.