[pt] EXPIRADOS E INSPIRADOS: A INFLUÊNCIA DA CENA DO ROCK PSICODÉLICO INGLÊS E NORTE-AMERICANO NA CONTRACULTURA NACIONAL (1967-1971)
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23214&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23214&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23214 |
Resumo: | [pt] A década de 1960 é lembrada a partir das mobilizações juvenis ao redor do mundo. Mobilizações essas bastante heterogêneas, indo de extremos como lutas armadas contra ditaduras militares a pregações de paz, amor e fim do moralismo retrógrado que permeava sobre as sociedades capitalistas ocidentais. Operando com a noção de contracultura, esse último grupo buscou criticar questões políticas, sociais e, sobretudo, culturais se afastando das imposições do establishment e formando novas premissas culturais. O rock estava ali, influenciando e conscientizando a juventude e, sobretudo, provocando mudanças em sua maneira de viver e se comportar. Este trabalho consiste nas análises e apontamentos das influências do rock psicodélico norte-americano e inglês na contracultura nacional. Para tal, fez-se uso de alguns periódicos que retratavam e veiculavam a ebulição psicodélica da época e, desta forma, entender as assimilações dessas proposições e por quais filtros elas se deram pela sociedade. |