Trajetórias urbanas e representações poéticas nos cinemas de Taiwan Hong Kong e China

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Antonio, Guilherme Henrique Gooda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/255678
Resumo: Através de uma investigação minuciosa de quatro filmes de cineastas chinês, taiwaneses e de Hong Kong, nomeadamente História de Taipei (1985), Rebeldes do Deus Neon (1992), Amores Expressos (1994) e Plataforma (2000), a pesquisa argumenta que os espaços presentes nessas obras além de capturar às rápidas transformações que ocorreram na China durante o final do século XIX, servem como elemento narrativo que compõe uma poética do cinema característico do período. Os filmes historicizam o momento visualizando os vários modos de circulação na China contemporânea, incluindo o movimento dos corpos, a circulação abstrata do valor e os movimentos do desejo. Sugerimos que através dos espaços urbanos, a historicização proposta por esse cinema não apenas capture a transformação histórica, mas também use essas transformações como um impulso para a invenção cinematográfica. Nota-se em cada uma das obras avaliadas um envolvimento com uma ampla variedade de outras formas estéticas que impactam sobre a forma como os filmes são concebidos e estruturados, mais significativamente na arquitetura, no processo de urbanização e na ocupação dos espaços. O resultado das análises é capaz de revelar o presente como uma realidade complexa, resultado de uma interação de forças políticas e estéticas historicamente carregadas, desenvolvendo uma abordagem para o relacionamento entre os espaços urbanos, a estética, a cultura e política chinesa e aprofundar a compreensão dos filmes como obras de arte