Os mortos de sobrecasaca, de Álvaro Lins: a formação do cânone modernista brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Carvalho, Lais Iaci Mirallas de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/180370
Resumo: Álvaro Lins (1912-1970) foi um importante crítico literário do movimento modernista brasileiro que marcou o século XX pela grande influência de seus artigos e ensaios publicados nas páginas de diversos jornais. Por ter exercido ao longo de sua carreira a crítica de rodapé, Lins acabou sendo excluído do panteão literário da academia por não se ajustar às novas vertentes dos estudos críticos brasileiros: o uso do método para realizar a análise literária. Este trabalho pretendeu desmistificar a conotação de “impressionista” atribuída a ele, demostrando que possuía uma concepção ampla de métodos literários. Para tanto, foi feito um estudo aproximando os conceitos de crítica de Álvaro Lins com os conceitos de Erich Auerbach e o seu método da “explicação de textos”. E para a comprovação de que Álvaro Lins foi um crítico essencial para a formação de nossa história literária modernista, objetivou-se estudar uma de suas maiores produções bibliográficas, a antologia Os mortos de sobrecasaca: obras, autores e problemas de literatura brasileira. Ensaios e estudos 1940-1960, em que reuniu diversos artigos oriundos de seus estudos anteriores para realizar um exame da poesia, do romance, do teatro e da posição de intelectuais e críticos para o estabelecimento de um cânone que consolida vinte anos de produção literária modernista. Entende-se que o estudo da personalidade crítica de Álvaro Lins e o estudo de sua antologia são essenciais para a avaliação de um período tão prolífico de nossa história literária, o movimento modernista brasileiro.