Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Correa Júnior, Fausto Douglas [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/93433
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Resumo: |
Este trabalho apresenta-se inicialmente como um estudo do conceito de cinemateca com base na experiência histórica delas desde o surgimento das primeiras coleções de filmes até os nossos dias. O foco contudo se dá no final da década de 1950 e início da década de 1960 quando um modelo específico de cinemateca, do qual o grande ideólogo foi Henri Langlois, é colocado em xeque no âmbito da Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF). Em seguida, nos esforçamos para compreender as especificidades da experiência brasileira no panorama político e cultural do país, analisando sobretudo o projeto político/ pedagógico da instituição para o campo da educação e de políticas culturais no Brasil no período entre 1952 e 1973. |