A preservação cinematográfica no Brasil e a construção de uma cinemateca na Belacap: a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Programa de Pós-graduação em Comunicação
Comunicação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19140 |
Resumo: | A história da preservação cinematográfica vem nos últimos anos ganhando espaço na bibliografia sobre cinema brasileiro. Este trabalho busca se inserir neste movimento e contribuir para sua ampliação através de um estudo sobre a história da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Cinemateca do MAM) entre os anos de 1948 e 1965. Seguindo uma linha entre a história das instituições e a história cultural, procuramos comentar os primeiros movimentos pela preservação do cinema, tanto no exterior quanto no Brasil, e também o processo de valorização do cinema como documento histórico e objeto artístico que ganha força no período do entreguerras juntamente ao aparecimento dos primeiros clubes de cinema e de uma grande cinefilia. Abordaremos, ainda, a formação de uma cultura cinematográfica na cidade do Rio de Janeiro no pós-guerra que fez emergir uma preocupação mais concreta com a preservação cinematográfica, da qual surgiriam as primeiras cinematecas do país. |