Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Souza, Carlos Roberto Rodrigues de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-26102010-104955/
|
Resumo: |
O tema deste trabalho é a preservação de filmes e seu foco é a Cinemateca Brasileira. Na introdução aborda-se a bibliografia existente sobre arquivos de filmes e preservação, definem-se conceitos e explica-se a questão da narrativa adotada. A primeira parte é dedicada à investigação das relações entre arquivos de filmes e Estado, com seu conseqüente reflexo na questão da autonomia de gestão dos arquivos sobre seus acervos. A partir das quatro instituições fundadoras da Fédération Internationale des Archives du Film propõe-se um quadro de categorias para os arquivos de filmes e seus estatutos jurídicos. A questão da autonomia é investigada em países do Leste europeu e experimenta-se a aplicação do quadro de categorias proposto aos arquivos da América Latina. A maior parte do trabalho é a segunda, que narra a história da Cinemateca Brasileira desde suas origens como Clube de Cinema de São Paulo, sua anexação ao Museu de Arte Moderna, a mudança de personalidade jurídica para fundação e sua transformação em órgão vinculado ao poder federal. As realizações e os obstáculos encontrados pela instituição para a preservação do patrimônio nacional de imagens em movimento são descritos e comentados desde aquelas origens até o ano de 2006, quando a Cinemateca Brasileira abriga o 62º Congresso anual da Fiaf. A conclusão questiona a tutela jurídica que a Cinemateca Brasileira se atribui em relação à preservação do patrimônio de imagens em movimento no Brasil. |