Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Simião, Sara Gabriela [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/150133
|
Resumo: |
Este trabalho visa explorar o universo do Orlando furioso (1532), obra renascentista de Ludovico Ariosto, enfatizando: a reconstrução do cavaleiro, segundo um ponto de vista mais humano; a figura da mulher, que muito se destaca, exercendo diferentes funções; a questão da loucura, que se mostra presente nas personagens, em especial, no Orlando; o papel e a importância da paródia dentro do Furioso; e, por fim, a função da magia dentro da obra. Para tanto será feito um percurso pelas principais fontes que serviram de inspiração para Ariosto, como os cantari e as novelas de cavalaria, os clássicos, os autores italianos e humanistas, e principalmente A canção de Rolando, e o Orlando innamorato (1483), de Matteo Maria Boiardo. Este processo será importante para que se possa averiguar quais foram os elementos novos inseridos pelo autor e verificar o processo de releitura das novelas de cavalaria realizado por Ariosto em sua obra. |