O mural à margem: um estudo da configuração narrativa em Chão Bruto e Selva Trágica, de Hernani Donato.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Bonez, Carolini Cristina Santos Alpe
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/244491
Resumo: A tese aqui apresentada teve como intuito estabelecer e ponderar as relações entre a configuração mural verificada nos romances Chão Bruto (1955) e Selva Trágica (1976) de autoria de Hernani Donato, e as projeções da referida configuração quanto à constituição discursiva presente nas tramas. Ambos os romances em análise contemplam sua esfera ficcional permeada pelo campo histórico – em Chão Bruto (1955) tem-se o povoamento do oeste paulista em virtude da ótica expansionista atuante sobre aquele espaço, e em Selva Trágica (1976), o contexto de exploração da erva-mate no sul do Estado de Mato Grosso - antes de sua divisão territorial, pela Companhia Mate Larangeira, responsável pela concessão das terras constituídas pelos ervais nativos. Projetou-se a análise de como o contexto histórico aliado à articulação discursiva auxiliam na construção de murais e submurais que desvelam os acontecimentos por meio da discursividade neles presentes. Enquanto suporte teórico para a realização das análises, foram elencados autores que pudessem contribuir quanto ao estudo do nível discursivo, como Norman Friedman, Mikhail Bakhtin e Valentin Volochinov. Estudos de teóricos que apresentam sua área de atuação voltada à Historiografia e História também foram utilizados a fim de fornecer informações que amparariam a compreensão das obras enquanto produto social. Nesse sentido, o estudo em questão buscou conceber as correlações históricas e sociais a partir do nível do discurso, analisando as inerências entre o contexto de produção na narrativa e a articulação dos fatos extrínsecos aos textos provenientes de um determinado momento histórico, verificando-se as referidas inerências no plano da linguagem e das instâncias discursivas presentes na narrativa tendo como base a projeção mural, a qual fora verificada enquanto perspectiva norteadora em ambos os romances, para que a narratividade pudesse ser manifesta de modo a contemplar todos os elementos existentes nas narrativas.