Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Nunes, Lucas de Araujo Barbosa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/238549
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Resumo: |
O objetivo da tese é analisar três desenhos de marinha que o pintor francês Émile Rouède (1848-1908) enviou para serem publicados no periódico Brazil Ilustrado: Archivos de Conhecimentos Úteis, em 1887. Como especialista na pintura de marinha, Rouède desembarcou no Rio de Janeiro no ano de 1880. Não demorou para se destacar no campo artístico brasileiro, participando das principais exposições de arte da época, como foi o caso da “Exposição de Artes da Sociedade Propagadora das Belas Artes” (1882) e da “Exposição Geral de Belas Artes da Academia Imperial de Belas Artes” (1884), além de expor suas obras em várias galerias de arte. Sua preferência pelos assuntos marítimos, além de sua habilidade na pintura à la minute, chamou atenção dos principais críticos de arte da época, dentre eles Félix Ferreira (1841-1898). No ano de 1887, o crítico de arte foi responsável pela direção do periódico Brazil Ilustrado. Tendo como objetivo educar e difundir o gosto das belas-artes, Félix Ferreira convidou Rouède para contribuir com o periódico enviando três desenhos de marinha. Ainda pouco estudadas e conhecidas, estes desenhos nos revelam não só a criatividade do pintor em se relacionar com as principais vertentes artísticas da época, como também sua perícia na pintura de marinha. Em vista disto, a tese se divide em três capítulos que abordam, de início, discussão sobre o desenvolvimento na pintura de marinha, tanto na Europa quanto no Brasil. Como veremos, foi no Brasil do final do século XIX que Rouède se consolidou como um dos principais pintores de marinha. Em seguida, tratamos da genealogia do pintor e os motivos de sua vinda para o Brasil. Finalmente, o contexto artístico e a atuação da crítica de arte brasileira também foi levando em consideração para compreendermos como as obras de marinha de Rouède foi recepcionada pela imprensa carioca e como contribuiu para a renovação da pintura de paisagem brasileira. |