[pt] O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: SIMONE ALBERTINO DA SILVA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12359&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12359
Resumo: [pt] A dissertação O design de cartazes no Cinema Marginal e na Pornochanchada tem como objetivo compreender de que forma os cartazes de cinema pertencentes a esses gêneros, no recorte histórico definido entre 1968 e 1973, possuiriam, através de suas características gráficas, marcas do momento histórico em que foram produzidos. Para tanto, as peças selecionadas são analisadas principalmente a partir da perspectiva simbólica, o que torna possível perceber que a singularidade do cartaz cinematográfico não se encontra apenas em suas escolhas gráficas, mas também na relação do espectador com essa peça de comunicação, permanentemente ligada ao imaginário do próprio cinema, às relações sociais e à memória afetiva dos indivíduos. No desenvolvimento desta pesquisa é apresentado um levantamento do contexto sociocultural e político da época, assim como uma reflexão que, partindo da observação empírica do objeto de estudo, das diferentes estéticas e da narrativa particular de cada gênero cinematográfico, mais os diferentes modos de produção dos cartazes, tenta compreender a importância dos cartazes de cinema para a história social e para o desenvolvimento do design gráfico no Brasil e procura identificar algumas formas de influência do ambiente histórico sobre o desenvolvimento do design gráfico e o que poderia determinar o cartaz cinematográfico como peça gráfica capaz de ir além da comunicação comercial.