Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Camargo, José Antonio da Silveira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/182195
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Resumo: |
Este trabalho tem como finalidade apresentar a Metodologia da Resolução de Problemas associada à utilização de jogos como uma estratégia para o ensino de Matemática. Apresentamos a fundamentação teórica da metodologia, partindo dos fatos históricos que permitiram sua criação, mostrando sua importância para o desenvolvimento do raciocínio e do senso crítico do aluno, onde o mesmo tem a possibilidade de adquirir e ampliar seu conhecimento, em particular, o conhecimento de novos conceitos matemáticos. Também apresentamos o jogo Traverse, que foi utilizado como uma ferramenta auxiliadora do aprendizado. Através dele, sob a perspectiva da Metodologia da Resolução de Problemas, desenvolvemos uma atividade voltada para a revisão de conceitos básicos de Geometria e apresentamos o desenvolvimento desta atividade em sala de aula, além dos resultados obtidos. |