Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Moutinho, Heloisa de Oliveira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/215700
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Resumo: |
O problema prenunciado por Benjamin em 1936 no ensaio A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica não diz respeito apenas aos avanços tecnológicos, mas também de alterações no âmbito da percepção estética decorrentes desses avanços. Com o excesso de reprodução os valores em torno de um objeto estético são alterados e as formas de se relacionar com os mesmos também o são. Com esse contexto, a proposta desta pesquisa é discutir sobre as experiências estéticas em torno das reproduções da imagem de Frida Kahlo na atualidade a partir de articulações entre comunicação e experiência estética. A pesquisa segue alguns eixos principais: a reprodutibilidade da imagem, o receptor/produtor, incluindo discussões sobre midiatização e mediações, e o consumo como ato político. Para a busca do objetivo duas etapas de análises interpretativas foram feitas em torno das camisetas da coleção Frida Kahlo produzidas e comercializadas pela loja Chico Rei: a primeira voltada as ilustrações presentes na camiseta, com base nas teorias de Bourriaud (2009a,b) sobre a estética relacional indicando características da pós-produção, buscando identificar referências, hibridações e outras formas de promoção da estética relacional. Para a segunda etapa, uma entrevista foi feita com alguns consumidores das camisetas da coleção de forma a reconhecer mediações culturais da comunicação seguindo os chaveamentos de Guillermo Orozco Gómez (2005) com base na teoria das mediações de Martín-Barbero (1997). Ao fim da pesquisa foi percebido nas duas análises que a produção de sentidos relacionada as camisetas de Frida Kahlo possuem muitas camadas que ligam o consumo a questões identitárias, assim como expressam novas formas de construção da aura, através dessa produção de sentidos que ocorre tanto na construção de uma ilustração, quanto em sua leitura, como também nos usos e apropriações das camisetas. |