A arte de Frida Kahlo como palimpsesto corporal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Auxiliadora de Jesus
Orientador(a): Ramos, Elizabeth Santos
Banca de defesa: Cerqueda, Sérgio Barbosa de, Ramos, Elizabeth Santos, Pereira, Maurício Matos dos Santos, Yerro, Jorge Hernán, Vieira, Nancy Rita Ferreira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Letras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26284
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar a produção artística e pessoal da pintora Frida Kahlo sob a perspectiva dos Estudos de Tradução, com maior ênfase nos Estudo de Tradução Intersemiótica. Muito se comenta que a obra da mexicana reflete, em grande parte, o que foi a sua vida, fortemente marcada por acontecimentos de diversas ordens: sérios problemas de saúde causados, sobretudo, por um grave acidente deônibus sofrido ainda na juventude, além de um relacionamento amoroso bastante conturbado com o muralista Diego Rivera. Não por acaso, esses são os temas mais representados pela artista em seus autorretratos. Partindo dessa constatação, a pesquisa objetiva, primeiramente, comprovar essa possível e estreita relação entre a vida e os autorretratos produzidos pela pintora, e, em seguida, a partir da leitura e análise das anotações do seu diário e das cartas escritas por ela e as recebidas – considerados, aqui, como textos de partida – identificar, nos autorretratos – os textos de chegada – a tradução desses documentos escritos e neles o registro feito pela artista dos sentimentos e emoções por ela experimentados em decorrência dos acontecimentos. Os fundamentos teóricos que sustentam o trabalho são, sobretudo, aTeoria do Polissistema, de Itamar EvenZohar, o conceito e a aplicação dos Estudos de Tradução Intersemiótica proposto por Julio Plaza, além das contribuições no campo da análise semiótica feitas por Lúcia Santaella. A pesquisa contempla, ainda, algumas reflexões acercado crescente número de admiradores de Frida Kahlo.