Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Lion, Antonio Ricardo Calori de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/254731
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Resumo: |
Este trabalho discute as relações de gênero entre 1953 e 1963 pela performance transformista de Ivaná no teatro de revista brasileiro. Este estudo de caso é realizado por meio do estudo da persona que era desempenhada pelo artista Yvan Monteiro Damião em teatros e boates da época e o arco temporal está atrelado ao universo teatral: do início de sua carreira no Brasil até seu retorno para a Europa. A investigação partiu do pressuposto de que a sua atuação iniciada na Companhia Walter Pinto provocou múltiplas interpretações de importantes agentes da imprensa. Teoricamente o trabalho se ancorou nas teorias de gênero, sobretudo de Judith Butler e Paul B. Preciado, assim como nas discussões da História Cultural por Roger Chartier. O corpus documental englobou periódicos, fotografias, peças teatrais e programas de peça o que levou a metodologias diversas, como a análise de conteúdos específicos em jornais e revistas, fotografias e espetáculos, além de fontes indiretas como entrevistas. A imprensa do período produziu representações que percorreram a performance de Ivaná como uma criação artística e a trajetória profissional de Yvan Monteiro Damião entre gênero e sexualidade. As interpretações agenciadas na imprensa e na memória histórica tentavam enquadrar e compreender a “natureza” de Ivaná pelas concepções de gênero que detinham, ou seja, numa leitura pela cisheteronormatividade o que ocasionou a ambiguidade sobre Yvan/Ivaná em meio a debates públicos acerca dos papéis de gênero naquele contexto. Isso indica que existia uma mudança em curso acerca da compreensão sobre gênero nas dinâmicas sociais e possibilita o debate sobre identidades em trânsito no campo social. |