Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Guilherme Gasques |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/154016
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Resumo: |
Esta pesquisa aborda a relação entre a arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid e alguns artistas da Vanguarda Russa. Hadid é mundialmente reconhecida por seus trabalhos na área da arquitetura, urbanismo e design, pelos quais recebeu diversos prêmios durante sua carreira. A arquiteta estudou na Architectural Association e conheceu obras de Kazimir Malevich por meio de seus professores Rem Koolhaas e Elia Zenghelis. Hadid iniciou uma conexão criativa com o projeto Malevich’s Tektonik (1976-77), um trabalho que transportou uma obra de Malevich para o contexto arquitetônico de Londres. A partir deste projeto, a inspiração pelo artista começou a ser potencializada e demonstrada em seu pensamento criativo. Também foram inspirações para a arquiteta os artistas: Moholy-Nagy, El Lissitzky e Naum Gabo. Hadid utilizava desenhos e pinturas de características abstratas semelhantes às obras destes artistas em sua produção arquitetônica. Sendo assim, o objetivo desta dissertação é realizar uma interlocução entre os pensamentos criativos da arquiteta e dos quatro artistas que fizeram parte da Vanguarda Russa. Visto que o fazer arquitetônico de Hadid se realizava em paralelo a um fazer artístico (pinturas), utilizaremos para atingir o objetivo desta pesquisa uma montagem de imagens inspirada em Aby Warburg – historiador de arte alemão. Warburg desenvolveu o Atlas Mnemosyne nos anos de 1920 em Hamburgo, Alemanha. Ele realizou este trabalho para entender como o período da Antiguidade “sobreviveu” no Renascimento. Mnemosyne foi uma montagem com imagens de períodos temporais diferentes que permite visualizar as intricações e relações entre elas. Realizamos uma montagem nominada “Hadid-Vanguarda” com imagens de obras dos quatro artistas e do processo criativo de quatro projetos da arquiteta. Os projetos são: o clube de lazer The Peak, o corpo de bombeiros Vitra Fire Station, o terminal de trem e ônibus Hoenheim-Nord Terminus and Car Park e o Museu de Arte Contemporânea MAXXI. Após as análises das pranchas da montagem, identificou-se três categorias teóricovisuais nominadas por “A Diagonal”, “A Vista Aérea” e “As Camadas”. Cada categoria compete a elementos que aparecem em ambos os pensamentos criativos de Hadid e da Vanguarda Russa. Sendo assim, considera-se que o contato com os artistas russos fez a arquiteta transcender os limites da criação convencional de projetos. |