Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Paziani, Danilo Ribeiro [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/151995
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Resumo: |
Na presente pesquisa procura-se refletir a respeito da renovação de práticas pedagógicas no campo do ensino coletivo de contrabaixo acústico, comtemplando, porém, os outros membros da família das cordas friccionadas. Levantam-se as práticas coletivas de ensino de cordas no Brasil, apresenta-se o lócus em que a pesquisa foi desenvolvida, o Polo do Projeto Guri em Ribeirão Preto e mostra-se de que modo as práticas criativas foram introduzidas aos alunos do instrumento. O objetivo geral da pesquisa é incentivar a participação dos estudantes em posturas criativas e mostrar a relação entre esses procedimentos e o aprendizado do instrumento. Os objetivos específicos estão ligados à abertura, à escuta e prática de músicas populares e a sonoridades contemporâneas, na procura de ampliação de repertório dos estudantes. Em relação aos aspectos metodológicos, adota-se a abordagem qualitativa na modalidade “observação participante”. A pesquisa se fundamenta, em Keith Swanwick e John Paynter, educadores musicais, e na ideia de experiência do filósofo da educação, Jorge Larrosa. Os resultados alcançados materializaram-se na vivência, pelos estudantes, de três processos inventivos que os próprios participantes consideraram de suma importância no seu processo de aprendizagem. |