Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Barcellos, Jefferson Alves de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/193489
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Resumo: |
Essa tese versa sobre as possibilidades apresentadas pelo universo midiático recente, com especial atenção às gadgets, devices e demais acessórios que se tornam extensões corporais. Para tanto, discute-se a ressignificação da imagem, seus novos alcances e paradigmas. Em um mundo em transformação líquida (BAUMAN, 2001), uma observação constante de qual caminho trilhado pela fotografia, em sua expressão conhecida como streetphoto (fotografia de rua), a contemporaneidade se dá admitindo que essa especificidade fotográfica é uma constante e se mescla à história da fotografia como um ramo das questões visuais que abarcam tanto a prática midiática como as questões mais interiores humanas às quais a fotografia se dá como prática diária (olhar, rever e ressignificar em um motor perpétuo). Visitam-se aspectos históricos, estabelecem-se questões e defesas que envolvem práticas e propõem-se novos caminhos, da fotografia argêntica à pós- fotografia (FONTCUBERTA, 2016). As imbricações entre a clássica fotografia realizada na rua, junto dos seus principais autores em um recorte específico por época e notoriedade, e seus desdobramentos junto às novas possibilidades possíveis na era da pós-fotografia. A possibilidade de realização, de maneira empírica, de fotografia de rua através do uso de gagdets será um dos ferramentais desta tese na promoção dessa nova possibilidade na ecologia midiática. |