Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Guirado, Bruno [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/94013
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Resumo: |
Em 1872, Machado de Assis inicia sua carreira de romancista com a publicação de Ressurreição. Nessa obra, ao desobedecer a deliberação romântica da escrita de romance de costumes, mas sem ter em mãos um outro paradigma de romance, Machado cria uma terceira via romanesca (e, consequentemente, um novo direcionamento para o romance nacional), pautada em sua experiência como dramaturgo e crítico teatral. No prólogo, em que apresenta as linhas norteadoras do livro, podemos identificar a presença dramática nos propósitos de “pôr em ação”, uma epígrafe do dramaturgo inglês Willian Shakespeare, e em seu propósito de tentar “o esboço de uma situação e o contraste de dous caracteres”. A presente dissertação de mestrado analisa o primeiro romance machadiano em função dos aspectos temáticos e estruturais do teatro. |