Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Gregores, Daniel Moraes [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/180739
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Resumo: |
O presente estudo propõe-se a analisar o personagem literário Johannes Kreisler, do escritor alemão E. T. A. Hoffmann, segundo sua ocorrência no romance Lebensansichten des Katers Murr, sob a luz do entendimento da ideia do gênio de acordo com a reflexão de diferentes autores (filósofos, teólogos, escritores e críticos de maneira geral) de Inglaterra, França e Alemanha que se ocuparam da questão entre fins do século XVII e o princípio do século XIX na Europa. Sem desconsiderar os ecos e a influência da Antiguidade no que tange ao gênio, este recorte histórico se justifica por permitir que sejam explicitadas as diferentes tonalidades de que se reveste o entendimento acerca do conceito durante o período, assim como por possibilitar distinguir as características que mais fortemente marcarão a compreensão romântica do termo de um modo geral. A hipótese de trabalho frente ao fenômeno que primeiramente nos chama atenção, a influência exercida pelo personagem literário Kreisler sobre alguns dos principais expoentes do romantismo musical europeu no século XIX, levanta a questão de que, para além da identificação pela temática musical propriamente dita, talvez a confluência de um ideal de gênio romântico na caracterização do personagem literário seja determinante na influência exercida pelo Kapellmeister Kreisler. |