Portamento, Vibrato e Timing nas gravações de 1926 e 1942 de Fritz Kreisler da cadenza do Concerto para Violino de Felix Mendelssohn
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil MUSICA - ESCOLA DE MUSICA Programa de Pós-Graduação em Música UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/45948 |
Resumo: | O surgimento das gravações de áudio gerou uma vasta possibilidade de estudos sobre as práticas interpretativas de diferentes períodos, estéticas e estilos musicais. A análise desta fonte primária, a gravação de áudio, viabiliza a compreensão das práticas interpretativas de forma singular, o que é improvável por meio da análise realizada, exclusivamente, em documentos escritos e partituras. Através deste tipo de análise foi possível investigar três práticas de performance específicas, o portamento, vibrato e timing, na cadenza do primeiro movimento do Concerto para Violino e Orquestra em Mi Menor, Op.64, de Felix Mendelssohn, em duas gravações do violinista Fritz Kreisler (1926 e 1942). A metodologia utilizada se desenvolve a partir de análises quantitativas e comparativas. Com base na análise espectral, realizada através do software Adobe Audition, além de análise auditiva e, por fim, comparativa, foi possível compreender as escolhas interpretativas do violinista quanto ao uso destas três práticas de performance. Os resultados obtidos foram utilizados na construção de uma Edição de Performance Espectrográfica de cada uma das gravações. |