Pelas trilhas do teatro épico-dialético: coletando fragmentos sobre Bertolt Brecht e 'A compra do latão'

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bianchi, Mariana Sapienza [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/238998
Resumo: Este trabalho apresenta, em perspectiva histórica, o conjunto de textos A compra do latão (Der Messingkauf), de Bertolt Brecht. O autor dedicou-se à escrita desse material entre, pelo menos, 1939 e 1955, buscando apresentar e debater os principais pressupostos que organizavam sua práxis teatral, em escritos que reúnem excertos de diálogos, discursos, poemas, exercícios atorais e pequenos comentários. Neste trabalho, buscamos relacionar os principais conceitos do teatro épico-dialético ali debatidos e as diferentes etapas de trabalho do autor na obra; entre aproximações e distanciamentos quanto à escrita do material, iremos relacionar Der Messingkauf com a trajetória do autor e suas produções, assim como com o contexto histórico. Ainda, buscamos verificar como A compra do latão apresenta elementos do exílio de Brecht e, após o retorno à Alemanha, como o autor demonstra que pretendia superar, dialeticamente, o conjunto de textos produzido. Para tanto, nos dedicamos, no primeiro capítulo, à apresentação da trajetória de Brecht, a relação com seu contexto histórico e os experimentos de teatro épico, realizados entre os anos de 1918 e 1938. A seguir, no capítulo seguinte, são traçadas algumas relações entre A compra do latão e os percursos de Brecht no período compreendido entre 1939 e 1956, tanto em relação a suas obras quanto a seus deslocamentos durante o exílio e o posterior retorno à Alemanha Oriental. Por fim, no último capítulo, são comentadas três diferentes questões a partir do objeto de estudo desta dissertação: primeiro, a experiência do exílio de Brecht e sua relação com a produção de A compra do latão; a seguir, a proposta de superação do autor quanto ao termo “teatro épico” e o esforço em enfatizar o método dialético no seu teatro; e, por fim, a encenação do conjunto de textos pelo Berliner Ensemble, em Berlim Oriental em 1963, além de um breve comentário sobre a encenação paulistana realizada pela Companhia do Latão. A partir deste percurso, pudemos verificar que A compra do latão não apenas contém pontos centrais para o debate práxico a respeito dos pressupostos do teatro brechtiano, como também oferece elementos para a compreensão da constelação das inúmeras e tão diversas produções de Brecht.