A relação entre teatro e expectação numa proposição feminista: os casos de duas peças exclusivas para mulheres no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cruz, Bianca Boggiani
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/204108
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar a relação entre teatro e expectação em espetáculos teatrais voltados exclusivamente para mulheres, buscando compreender algumas implicações deste tipo de experiência teatral para as espectadoras presentes, a partir de uma perspectiva feminista. Para tanto, analisa dois espetáculo: Homem Não Entra (Cidinha Campos, Heloneida Studart e Rose Marie Muraro, 1975 e 1984) e Mulher A Vida Inteira (Cia das Atuadoras, 2008) criados por mulheres e destinados ao diálogo com outras mulheres. Ambos tem como tema central as relações de gênero, principalmente, relações heterossexuais, sexualidade das mulheres e violência de gênero. Partindo dos relatos colhidos em entrevistas realizadas em trabalho de campo com espectadoras e artistas envolvidas nos casos estudados procuro compreender como foram lidas e experienciadas as demarcações de gênero feminino nas performances teatrais em foco, investigando possíveis aproximações e tensões entre o teatro e a vida cotidiana das atrizes e das espectadoras, a partir da construção do que considera-se uma expectação gendrada.