Werner Herzog e a fronteira com o cinema etnográfico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Catarino, Juliana Morgani [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/202693
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo fazer uma análise estrutural cinematográfica dos filmes Sinos do Abismo (1993), Roda do Tempo (2003), Wodaabe – Os Pastores do Sol (1989) e Dez Mil Anos Mais Velhos (2002), do diretor alemão Werner Herzog. Ao longo do trabalho desenvolveu-se um breve estudo acerca do cinema etnográfico e também do cinema do diretor, para que assim fosse possível a devida compreensão de seus filmes. Para a análise dos filmes partiu-se do entendimento e decomposição do conteúdo fílmico e também de suas características audiovisuais. Concluiu-se que existem similaridades entre os filmes de Herzog e o cinema etnográfico, entretanto, a obra do diretor perpassa rótulos.