Lá e de volta outra vez: Tolkien e o surgimento do roleplaying game

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Batistute, João Vitor [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/256222
https://lattes.cnpq.br/4424936182213492
Resumo: O presente trabalho se propõe a estudar a influência das obras literárias de John Ronald Reuel Tolkien na origem do roleplaying game (doravante, RPG), a partir do sistema de RPG pioneiro Dungeons & Dragons (D&D), dos autores Gary Gygax e Dave Arneson. Em D&D, há significativas referências e inferências do universo da Terra-Média, que se manifestam desde questões estéticas, até criaturas e características das personagens às localidades existentes nesse Mundo Secundário. Durante o percurso, é notada a estruturação de um gênero literário: a High Fantasy que é consolidado pela obra O Senhor dos Anéis e, posteriormente, pela obra póstuma O Silmarillion do autor J. R. R. Tolkien. Para sua análise, a pesquisa valer-se-á de teóricos como Tzvetan Todorov, Filipe Furtado, Tolkien e Umberto Eco para o entendimento das características do gênero relacionando diretamente a forma e conteúdo da imersão, da suspensão da descrença, da construção de verossimilhança e da jornada heroica do gênero da High Fantasy aos livros de RPG de Dungeons & Dragons. Para o entendimento do RPG enquanto jogo, fez-se uso do arcabouço teórico de Johan Huizinga, compreendendo os elementos primordiais de interpretação, do contar histórias coletivamente e interpretação de personagens do RPG, ligando-as à construção estética e narrativa de O Senhor dos Anéis. Culminar-se-á no ponto fulcral de conexão entre os elementos estéticos-narrativos da obra tolkieniana e de Dungeons & Dragons que estabelecerão um padrão de influência de referências e inferências em obras de fantasia posteriores, tanto de RPG quanto de literatura.