Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Sousa, Lilian Pacchioni Pereira de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/252460
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Resumo: |
As universidades constituem-se como espaços para reflexões acerca do papel social que os graduandos passarão a assumir na sociedade enquanto cidadãos e profissionais. No contexto de um Brasil multirracial e multicultural, considerar diferentes e variadas possibilidades de desafiar e desconstruir padrões torna-se uma questão importante na formação de futuros profissionais com formação em Publicidade e Propaganda que atuarão em áreas relacionadas à criatividade, linguagens visuais e, especialmente, criadores de objetos e imagens portadores de informações, valores e dimensões estéticas. O objetivo central da presente investigação consistiu em identificar as noções sociais sobre padrões estéticos de beleza em estudantes universitários e a relação com a construção dos mecanismos cognitivos o possível e o necessário. A pesquisa possui abordagem teórico-metodológica na perspectiva construtivista, fundamentada na teoria de Jean Piaget, e consiste em um estudo de caso, com tratamento quali- quantitativo dos dados. Os participantes foram 33 estudantes com idades entre 18 e 31 anos do curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda de um Centro Universitário, instituição privada localizada no interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: 1) Prova Operatória do Possível "O recorte de um quadrado - recortes livres e com fins determinados"; 2) Prova Operatória do Necessário “Condições necessárias e suficientes na constituição de provas” e 3) Entrevista Semiestruturada, a partir de trabalhos realizados pelos estudantes (peças publicitárias), pautada no método clínico-crítico. Os resultados indicaram maior número de indivíduos na prova dos Possíveis (recortes livres) no NÍVEL III – 13 sujeitos – 40%. Na mesma prova (com fins determinados) apresentaram características de NÍVEL IIA – 17 sujeitos – 52%. Na prova do Necessário, a maioria alcançou o NÍVEL II – 17 sujeitos – 52%. Na entrevista, 13 sujeitos – 39% apresentaram características de NÍVEL I. Observamos a partir da entrevista, julgamentos sobre padrões estéticos baseados em características estereotipadas, noções simplistas e conceitos confusos sobre beleza e aspectos relacionados à diversidade. Constatou-se, estatisticamente, correlação positiva entre os dados obtidos nas provas operatórias com dados obtidos a partir da entrevista. A similaridade entre os Possíveis (recortes livres), Possíveis (com fins determinados) e o Necessário foi de cerca de 90%, já a entrevista foi mais dissimilar, 68%. O estudo soma-se às pesquisas realizadas no campo da construção do conhecimento social e subsidia a abertura de diálogos sobre a formação do profissional da publicidade. |