Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Pereira, Milena da Silveira [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/93238
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Resumo: |
O terceiro quartel do século XIX tornou-se conhecido como um efervescente palco de agitações culturais. Contou, entre outros acontecimentos, com o surgimento de uma “nova geração”, da qual Sílvio Romero foi um dos representantes por excelência. Nesse cenário, a polêmica, como procurarei desdobrar na dissertação, foi tomada como a forma mais profícua para o debate intelectual sobre a sociedade brasileira, sobre a construção da história da nação e sobre a produção literária, tendo se tornado um meio de interação, apresentação e autoafirmação dos intelectuais. Nos estudos sobre a obra de Sílvio Romero, a polêmica foi abordada sob diversos ângulos; contudo, o presente trabalho busca enfatizar sobretudo a polêmica como modeladora de uma idéia de Brasil e de povo brasileiro. Em outras palavras, partindo da hipótese de que a polêmica foi traço estruturante do pensamento do final do Oitocentos, proponho-me interrogar especificamente como um suposto discurso polêmico, sustentado pelas teorias evolucionistas, teria sido constitutivo da leitura que Romero fez da sociedade brasileira a partir da literatura nacional – por ele considerada o principal instrumento para o conhecimento do “espírito do povo brasileiro”. Questão que será explorada com o objetivo de se compreender os fundamentos dessa idéia de Brasil que então se consolidou e da qual somos de alguma forma herdeiros |